Sala Verde Unifeso realiza ações com o tema água

No ano de 2019, a Sala Verde vem apostando em atividades que elucidam sobre o tema

O Centro Universitário Serra dos Órgãos – Campus Quinta do Paraíso, inaugurou, em 2014, no município de Teresópolis (RJ), a Sala Verde Unifeso. O Campus possui uma ampla infraestrutura e conta com diferentes espaços, tais como as Clínicas – Escola de Fisioterapia e Medicina Veterinária; um pasto propício às abelhas nativas sem ferrão; a Floresta-Escola; o Meliponário-Escola e uma pequena reserva florestal.

Desde a inauguração, a Sala Verde desenvolve ações voltadas principalmente para o público estudantil, professores e funcionários do Campus e de outras escolas, além da comunidade externa. A equipe destaca que o objetivo da Sala Verde é “oferecer atividades permanentes sobre a temática da educação socioambiental para além do espaço físico.”

Para atender a esses objetivos, no ano de 2019 o Projeto tem apostado em ações com o tema água, e, em proveito da Semana do Meio Ambiente, foi realizado, de 03 a 07 de junho, uma gama de atividades com essa temática.

No dia 03, a Sala realizou atividades voltadas para diferentes públicos. Das 9 h às 11 h da manhã, alunos do 8º e 9º ano do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) assistiram palestras que trataram da água no ambiente e na urbanização. No período vespertino, das 13 h às 17 h, foi realizada uma trilha, em formato de jogo de tabuleiro, para 24 alunos de educação infantil do CESO.

Ainda no dia 03, no período noturno, 66 estudantes de graduação aprenderam, por meio de relatos dos estudantes Mateus Bonfim, graduando em Engenharia de Produção, e Jaqueline da Costa Silva, graduanda em Pedagogia, sobre o aplicativo “Socrative”.

No dia 4, estudantes do curso de Ciências Biológicas assistiram a palestra do Prof. Carlos Alfredo Franco Cardoso, que ministrou sobre o tema “Termitariofila: expandido o conceito de termitofilia em um estafilideo fisiogástrico”. No mesmo dia, mais de oitenta pessoas participaram do Circuito Tela Verde, proposto pelos professores Luiz Antônio e Tatiana Calandrino, no Auditório Multimídia Afif Georges Farah.

No dia 5, foi realizado, por meio dos estudantes do curso de Ciências Biológicas, o Projeto “Ciência Itinerante”, que objetiva divulgar coleções biológicas científicas, em ambientes não formais de ensino. Nesse ano, o “Ciência Itinerante” foi realizado no centro de Teresópolis, na Calçada da Fama.

No penúltimo dia, as atividades foram realizadas no Hospital das Clínicas de Teresópolis, Costantino Ottaviano.  Os professores Carlos Alfredo Franco Cardoso e Maria Helena Carvalho da Silva realizaram a dinâmica “Observatório de Biossegurança”. Além disso, o Engenheiro Ambiental, Lucas Pacheco, palestrou sobre gerenciamento de resíduos.

No último dia desse ciclo de ações, estudantes do 1º ao 5º ano do CESO distribuíram folhetos informativos sobre a água, confeccionados por eles mesmos, no Centro da cidade, na Calçada da Fama.

Texto: Emilly Morais (Estagiária), com supervisão da Equipe Salas Verdes.


FIQUE POR DENTRO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PROJETO SALAS VERDES

Accessibility