Sala Verde Rio do Peixe

Projeto colabora com ações em favor da revitalização de ribeirão, em Socorro (SP)

Rio do Peixe foi o nome escolhido para intitular a Sala Verde do Horto Municipal “Engº Antonio Augusto Ferraz Tassara”, situada em Socorro (SP). A Sala Verde Rio do Peixe obteve chancela do Ministério do Meio Ambiente no ano de 2018 e, desde então, desenvolve múltiplas atividades no município.

As ações do Projeto são integradas aos eventos de outros grupos socioambientais. Nesse sentido, a Sala Verde colaborou, no mês de setembro de 2019, com o Projeto Socorro 2029. Esse Projeto é uma iniciativa popular visionária, que busca promover ações sustentáveis, no município, inspirado no pensamento de como estará Socorro em 2029.

Assim sendo, a Sala Verde Rio do Peixe colaborou com o evento denominado Rua Viva, proposto pelo Socorro 2029. A ação consistiu na instalação de uma barreira para lixos flutuantes, no ribeirão que percorre a ponte da Avenida Dr. Rebouças, oriundo dos bairros Nogueiras e Moraes, e que deságua no Rio do Peixe.

A “Ecobarreira” foi construída pelo grupo escoteiro Cavaleiros da Paz com a parceria do técnico responsável pelo Projeto H20. A Sala Verde Rio do Peixe explica que a instalação da barreira é importante, pois,

“facilitará a mensuração dos principais bairros poluidores e a realização de uma força tarefa de conscientização, fiscalização e educação ambiental. ”

A Sala Verde também explica que a utilização dessa técnica é o começo da revitalização do Rio do Peixe, além de servir de instrumento de educação ambiental, no município.

O próximo passo é realizar, em breve, um encontro com a participação de integrantes de entidades e organizações da sociedade civil, órgãos públicos e moradores, para discutir os resultados, pós instalação da “Ecobarreira”. Pretende-se, também, elaborar um programa de educação ambiental comunitário.

Texto: Emilly Morais (Estagiária), com supervisão da Equipe Salas Verdes.


FIQUE POR DENTRO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PROJETO SALAS VERDES

Accessibility