Sala Verde Núcleo de Educação Ambiental

Sala Verde desenvolve importantes projetos para crianças da rede pública

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) é uma Sala Verde localizada no Parque Cotia-Pará, em Cubatão (SP). O Parque é um importante centro de educação ambiental e possui diversas programações, que atraem os mais diversos públicos.

Os visitantes do Parque têm acesso a locais como: uma mini fazenda que possui vaca, cavalo, ovelhas e viveiro com aves, espaço próprio para caminhadas e a estátua do Cristo Redentor, posicionada em um mirante. Nesse contexto, a Sala Verde Núcleo de Educação Ambiental é um importante mediador de atividades, no Parque, pois desenvolve ações de preservação ambiental, principalmente, para as crianças da rede pública de ensino.

Em julho de 2019, crianças do “Projeto Férias Felizes” participaram de uma oficina de reciclagem, que possibilitou a aprendizagem de reutilização de resíduos, que normalmente são descartados como lixo. A oficina foi ministrada pela Professora Mariângela Oliveira de Barros, especialista na área ambiental. Por meio da capacitação, as crianças criaram objetos com os resíduos, distribuídos pela Professora. Também realizaram uma trilha que terminou na estátua do Cristo Redentor.  E por fim, as crianças participaram de um lanche coletivo, na cozinha da administração do Parque.

Em agosto, no dia 08, 18 estudantes do 6º ao 9º ano participaram do “Projeto Minhoca Amiga”. Por meio do Projeto, eles assistiram a uma palestra sobre compostagem e reciclagem, ministrada pela Professora Mariângela e tiveram contato com diferentes tipos de minhocas. Os alunos também receberam cartilhas sobre o tema tratado na palestra.

No mesmo dia, o Biólogo Victor Fernandes palestrou sobre ”composteira”, para 48 alunos de 2ª série. Depois da palestra, as crianças e os professores das turmas conheceram alguns pontos do Parque, como a mini fazenda, onde puderam ver animais de perto. Visitaram também a horta comunitária e os professores foram presenteados com folhas de couve-manteiga.

Texto: Emilly Morais (Estagiária), com supervisão da Equipe Salas Verdes.


FIQUE POR DENTRO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PROJETO SALAS VERDES

Accessibility