Sala Verde No Clima da Caatinga

Projeto desenvolve ações contextualizadas com o clima local

A Sala Verde No Clima da Caatinga está situada no município de Crateús (CE) e desenvolve suas atividades na sua sede, a Reserva Natural Serra das Almas. A Reserva é uma Unidade de Conservação que abriga uma parte significativa da Caatinga, na região, e essa particularidade serve de apoio, para que a Sala Verde contextualize e envolva o público, com o meio natural.

A equipe da Sala Verde conta que, para desenvolver as atividades propostas no seu Projeto Político Pedagógico, faz uso de linguajar acessível para os diferentes grupos visitantes da Reserva, além de vivências interativas e interpretativas, com a fauna e a flora. Essas estratégias são parte dos objetivos descritos pelo Projeto, que são:

“valorizar os recursos naturais presentes na Caatinga; estimular os educadores e comunidades o acesso a diferentes contextos ambientais; realizar práticas educativas consolidadas ao espaço da Sala Verde na Unidade de Conservação…”

Assim, o ano de 2019 tem sido bastante produtivo e a Sala Verde já realizou uma gama de atividades, entre as quais, vale destacar algumas:

Visitação turística com vivências ambientais nas trilhas ecológicas da Reserva.

Visitação educativa e aula de campo com alunos da Escola Sonia Burgos.

Intercâmbio educativo, em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, para alunos da Escola Johnson – Fortaleza (CE). Identificação de espécies da flora da Caatinga e jogos educativos e interativos em contexto com a Caatinga.

Cine Tela Verde com a exibição do documentário “Expedição Tatu Bola” para estudantes do Ensino Médio.

Além de atividades com estudantes, a Sala Verde também desenvolveu oficinas de capacitação para gestores do Estado do Ceará.

Texto: Emilly Morais (Estagiária), com supervisão da Equipe Salas Verdes.


FIQUE POR DENTRO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PROJETO SALAS VERDES

Accessibility