Sala Verde Instituto Pró-Terra

O ano de 2019 foi bastante produtivo para o Projeto

A Sala Verde Instituto Pró-Terra tem sua sede na cidade de Jaú (SP) e iniciou seu trabalho em 2014 com o objetivo de desenvolver ações de Educação Ambiental e Educomunicação, por meio de atividades arte-educativas e estudos direcionados às questões sociais e ambientais.

Atualmente, a Sala Verde Instituto Pró-Terra possui: mostruário de sementes contendo 45 espécies, e outro de animais conservados (insetos, aracnídeos, anfíbios, répteis e pequenos mamíferos), empalhados e de crânios, com 52 espécies; 2187 obras cadastradas em sua biblioteca, entre livros, cartilhas, apostilas, folders, mapas, CDs, DVDs, jogos, etc; 22 artigos científicos publicados e 10 livros próprios publicados e disponíveis gratuitamente nos sites www.institutoproterra.org.br e www.riojau.com.br.

Em 2019, a Sala Verde deu continuidade à divulgação do Cardápio de Atividades, ministrando palestras e participando de eventos, que totalizaram 4.219 participantes. Também fez doações de kits educativos às escolas e comunidade, em geral, além de obras técnicas científicas a instituições públicas e privadas.

Em março, o Cardápio de Atividades foi divulgado nas escolas municipais, estaduais e particulares de Jaú e região. Na semana em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), a Sala Verde realizou as palestras “Água” e “Rio Jaú, da nascente a foz” nas escolas municipais de Dois Córregos (SP) e de Guarapuã (Distrito de Dois Córregos) e de Anhembi (SP). Em 22 de março, a Sala Verde Instituto Pró-Terra também participou da inauguração da Sala Verde do Horto Florestal Municipal de Jahu, de quem se tornou parceira.

Em maio, a Sala Verde Instituto Pró-Terra realizou saída de campo com 60 alunos do 3º ano do Ensino Médio da EE Dr. Tolentino Miraglia, para aula prática de botânica, com identificação de espécies vegetais, discussão sobre reprodução das plantas, diferenciação entre espécies exóticas, nativas e nativas regionais.

Ao longo da primeira semana de junho (1º a 9 de junho), a Sala Verde junto à Sala Verde do Horto Florestal Municipal de Jahu, ao Curso de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da FATEC-JAHU e aos demais parceiros realizaram diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente: palestra e oficina “Observação da natureza e sua relação com a fotografia”; segunda caminhada com coleta de resíduos das margens do Rio Jaú do grupo “Jahú + Limpa”; “Mini Curso de Genética da Conservação”; ciclo de palestras sobre a “Educação Ambiental em Jaú: as práticas transformadoras”; palestras “Os patrimônios ambientais de Jaú” e “As experiências das Salas Verdes de Jaú”; vivência de Educação Ambiental no Horto, com trilha e apresentação musical do “Projeto Rios, Florestas e Violas”; e passeio ciclístico, em que os participantes conheceram o Projeto Curumim na RPPN Reserva Ecológica Amadeu Botelho, e plantio de 50 árvores nativas na margem do Rio Jaú.

No mês de agosto, foram realizadas palestras sobre a “biodiversidade local” em Dois Córregos (SP). E a convite da Etec Professor Urias Ferreiras, a Sala Verde ministrou palestra “Exsicata’’, orientando os alunos na coleta de folhas, sementes e flores de espécies arbóreas nativas, disponíveis no campus, para elaboração das próprias exsicatas. Ainda na Etec Professor Urias Ferreiras, foi proferida palestra “Biomas Brasileiros” para alunos do 1° ano do ensino médio.

Em setembro, a Sala Verde Instituto Pró-Terra deu início ao ciclo de palestras na escola EMEF João Pacheco de Almeida Prado, para alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, iniciando com a palestra “Conhecendo as Árvores’’, seguida por palestra sobre “Ecossistemas’’. Em outubro, realizou-se a palestra “Rio Jaú. Da nascente a foz’’ e encerrou-se o ciclo com a palestra “Contos: Lendas do Rio Jaú’’.

Ao longo de 2019, o Show “Rios, Florestas e Violas”, com canções regionais do Brasil e da América do Sul, foi apresentado em diferentes ocasiões.

Nesses cinco anos de funcionamento, a Sala Verde Instituto Pró-Terra vem ampliando sua rede de contato, para poder desenvolver suas atividades e compartilhar o conhecimento socioambiental de sua região.

Edição de texto e supervisão: Equipe do Projeto Salas Verdes.

FIQUE POR DENTRO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PROJETO SALAS VERDES

Accessibility