Sala Verde Centro de Educação Ambiental/DAEMO

Inaugurado o primeiro Centro de Educação Ambiental de Olímpia

Dando continuidade às comemorações do aniversário de 117 anos do município, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia (SP) e a Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Daemo Ambiental) entregaram oficialmente, nesta sexta-feira, 6 de março de 2020, o Centro de Educação Ambiental (CEA) “Dr. José Luiz Rainho Cunha”.

O espaço está localizado no quilômetro 1,5 da estrada rural “Vitório Celso Cizotto”, continuidade da Avenida Menina Moça. O local conta com área administrativa, viveiro municipal de mudas, mini ecoponto, pomar e horta de orgânicos, jardins sensorial e desértico e Sala Verde, que faz parte do Projeto desde 2017.

O Centro de Educação foi projetado para ser ecologicamente correto. As janelas são amplas e claras e ficam sempre abertas para melhor aproveitar a luz e a correntes de ar. Tem um sistema de aproveitamento de água da chuva e produz adubo orgânico para uso nas plantas do local.

Em um ato simbólico de preservação da vida, o prefeito de Olímpia realizou o plantio de um ipê no CEA.

O Centro de Educação é como uma semente que, após plantada, produz frutos. A qualificação das crianças aqui também vai dar frutos, pois teremos uma geração comprometida com as causas ambientais

O prefeito lembrou que as crianças têm uma característica que as torna especiais.

Elas assimilam muito rápido esses conceitos de preservação ambiental e compartilham isso em casa. Então, quando elas veem alguma coisa errada, elas falam. Elas vão nos ajudar a disseminar essas práticas

A superintendente da Daemo Ambiental destacou a importância do espaço e da parceria com a Secretaria da Educação.

Neste ano, a previsão é receber 2,7 mil alunos aqui. Esse trabalho desenvolvido com eles visa à preservação. Temos que garantir um futuro para eles

Também fez questão de elogiar o empenho das pessoas que trabalharam para viabilizar o espaço.

Houve um comprometimento muito grande de todos os departamentos da Daemo

A solenidade de entrega do Centro de Educação Ambiental foi acompanhada pelos vereadores, secretários municipais, lideranças da sociedade civil organizada, membros do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e funcionários da Daemo.

O novo espaço recebeu o nome do Médico Dermatologista olimpiense, José Luiz Rainho Cunha, que participou de diversas ações de saúde, em Olímpia, e faleceu em janeiro de 2019.

Texto original: Daemo Ambiental. Revisão de texto e supervisão: Equipe do Projeto Salas Verdes.

FIQUE POR DENTRO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PROJETO SALAS VERDES

Accessibility