Perguntas Frequentes

COMO TER UMA SALA VERDE?
A participação no Projeto Salas Verdes é realizada por meio de Editais lançados pelo Departamento de Documentação. No momento, não há previsão de lançamento de um novo Edital, mas a sua Instituição pode fazer o cadastro no newsletter do Portal para que seja informada quando houver um novo Edital.
COMO É O PROCESSO DE SELEÇÃO DAS SALAS VERDES?
A seleção das Salas Verdes obedece a critérios técnicos e é constituída por duas etapas:
• Primeira Etapa (Eliminatória e Classificatória): Análise de exigências básicas – equipe e infraestrutura – e do Projeto Político Pedagógico
• Segunda Etapa (Eliminatória e Classificatória): Análise de documentação
A aprovação está diretamente relacionada à compatibilidade do projeto com os Princípios da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA e do Programa Nacional de educação Ambiental – ProNEA, bem como a coerência entre objetivos, metas, metodologia, prazos e orçamento, incluindo sua viabilidade técnica.
QUAIS INSTITUIÇÕES PODEM TER UMA SALA VERDE
Podem participar do processo de seleção de Salas Verdes instituições públicas ou privadas que possuam capacidade comprovada de atuação na área ambiental e/ou no desenvolvimento de ações de educação ambiental, seja por meio de recursos humanos, de sua trajetória na área ou por meio de experiências e realizações anteriores.
AS SALAS VERDES RECEBEM RECURSOS FINANCEIROS DO MMA?
Não há repasse de recursos financeiros e/ou equipamentos do MMA para as instituições selecionadas como Salas Verdes. Ao criar uma Sala Verde, a instituição recebe uma chancela do MMA, reconhecendo que o seu projeto político pedagógico está alinhado com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental e contribui com a construção de conhecimentos, valores, atitudes e competências voltados a conservação socioambiental e ao desenvolvimento sustentável.
JÁ TENHO UMA SALA VERDE E QUERO ABRIR NOVAS SALAS, COMO FAÇO?
A participação no Projeto Salas Verdes é realizada por meio de editais lançados pelo Departamento de Documentação. Caso a instituição já tenha sido selecionada em um edital do MMA e queira aumentar o número de Salas Verdes, é necessário participar de uma nova seleção.
POSSO RECEBER UM CERTIFICADO OU DECLARAÇÃO DO MMA POR TER COORDENADO UMA SALA VERDE?
Informamos que o Ministério do Meio Ambiente não emite certificado ou declaração pela atuação como Coordenador(a) de uma sala Verde. Nesse caso, é a instituição que possui a Sala Verde que deve emitir o certificado para o(a) colaborador(a).
COM QUE FREQUÊNCIA OCORRE O ENVIO DE MATERIAIS PARA AS SALAS VERDES?
Informamos que materiais e publicações são enviados para as Salas Verdes, de acordo com a disponibilidade. Devido à política de redução de material impresso em todos os ministérios, a disponibilidade de publicações tem reduzido cada vez mais e o MMA vem trabalhando com outras contrapartidas, como a maior divulgação das ações realizadas pela sala verde e a oferta de cursos na plataforma de ensino a distância do MMA (ead.mma.gov.br).
Accessibility