O QUE É UMA SALA VERDE?
A Sala Verde é um espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades e práticas de caráter educacional, voltadas à temática socioambiental e cultural. Trata-se de um local definido, vinculado a uma instituição pública ou privada, que funciona como um espaço de articulação e desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental de abrangência local e regional, nas quais haja envolvimento de diversos segmentos da sociedade .
Esse espaço disponibiliza publicações e materiais e acesso à informação socioambiental. É um lugar de múltiplas potencialidades, onde podem ser realizados, por exemplo, cursos, programas de formação continuada, palestras, teatros, oficinas, eventos, encontros, reuniões, campanhas, exposições e mostras.
Trata-se de um local definido, vinculado a uma instituição pública ou privada, que funciona como um espaço de articulação e desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental de abrangência local e regional.
O MMA parte da compreensão de que a Sala Verde é parceira efetiva de suas ações na ponta, ou seja, é parte fundamental para dar concretude à Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99).
As Salas Verdes, como potenciais centros de informação e formação ambiental, constituem espaços que envolve diversos públicos (jovens, adultos, estudantes, professores, comunitários, etc.).
Cada Sala Verde é única, não há um padrão pré-definido ou um formato modelo. Cada instituição deve configurá-la à sua maneira, levando-se em consideração a identidade institucional e o público com quem trabalha, dialogando com as potencialidades e as particularidades locais e regionais. Deve também buscar orientar as ações, através de um processo continuado de construção, implementação, avaliação e revisão de seu Projeto Pedagógico, submetido ao MMA.