ESPAÇOS DE INTERAÇÃO

Além dos meios de comunicação formais, existem várias vias de interação das Salas Verdes com o MMA e com outros espaços educadores. Nesse âmbito, destacam-se os espaços virtuais de interação, que potencializam o diálogo das Salas Verdes.

Para promover o compartilhamento de informações das Salas Verdes nacionalmente, inicialmente foi criado um grupo de e-mails e um blog, de iniciativa própria de representantes de alguns destes espaços.  Além destes espaços interativos, o MMA criou uma comunidade no Facebook , com um formato mais dinâmico, onde as Salas Verdes podem compartilhar relatos, fotos e informações das atividades que estiverem realizando, conteúdos, editais, e trocar experiência com as demais instituições da rede.

Nos estados com Acordo de Cooperação, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente pode adotar estratégias similares de comunicação para formação de uma rede estadual de salas verdes com todas as instituições que atuam no Projeto em âmbito estadual.

Esses meios de comunicação são ferramentas importantes para o fortalecimento do Projeto, uma vez que impulsionam a realização de ações integradas em uma rede colaborativa, permitem o conhecimento das ações e projetos das outras instituições, além de contribuir para o estabelecimento de parcerias. Ademais, as Salas Verdes também podem disseminar conhecimento e informações entre si, por meio de publicações e materiais que tratam de temáticas socioambientais, ampliando o acervo existente em cada instituição.

Ao se articular em rede, em diálogo com as secretarias estaduais de meio ambiente e com o MMA, é possível, por exemplo, realizar encontros nacionais, regionais e locais, com o objetivo de avaliar as ações do Projeto, trocar experiências e aprimorar as ações.


Accessibility