Educação ambiental na Universidade Estadual do Maranhão

Circuitos ambientais disseminam a educação ambiental para alunos de diferentes níveis de ensino

A sala verde denominada “Circuito Sala Verde” está localizada em São Luís (MA) e realiza ações em sua sede, que fica no Espaço AGA (Assessoria de Gestão Ambiental), da Universidade Estadual do Maranhão, no Campus VI. O Espaço AGA foi criado com o objetivo de transmitir conhecimentos e práticas sustentáveis para a comunidade acadêmica da Universidade e para instituições de ensino externas.

A Sala Verde, por sua vez, contribui com esses objetivos através de atividades que consistem em circuitos pela Universidade. Durante o trajeto, os visitantes podem acessar locais como: o Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática (LabPEA), o Herbário Rosa Mochel, a Fazenda Escola de São Luís e o Laboratório de Zoologia do Curso de Ciências Biológicas.

A proposta de promover esses passeios veio desde a institucionalização da Sala Verde, em 2018, quando recebeu a chancela do Ministério do Meio Ambiente. Na primeira atividade, depois de inaugurada, 111 alunos do ensino público, dentre os níveis médio, técnico e superior visitaram os locais supracitados.

No LabPEA, visitantes podem aprender, principalmente, sobre como preservar recursos pesqueiros, assistir a exposições de animais marinhos mais comuns da costa maranhense e conhecer outros projetos que são desenvolvidos no laboratório.

No Herbário Rosa Mochel é destaque o acervo botânico, com o qual pode-se conhecer os métodos de coleta, armazenamento e procedimentos de exsicata, que são amostras de plantas prensadas em uma cartolina, acompanhadas de uma etiqueta ou rótulo contendo informações.

Na Fazenda Escola São Luís são realizadas trilhas agroecológicas, nas quais são esclarecidas dúvidas sobre espécies de plantas, além do ensino de técnicas para plantio. Há também a parte prática e os visitantes podem confeccionar mudas.

 Assim, a Sala Verde desenvolve, periodicamente, atividades que aproveitam o espaço universitário, envolvendo a comunidade escolar na troca de aprendizados e saberes.

Texto: Emilly Morais (Estagiária), com supervisão da Equipe Salas Verdes.


FIQUE POR DENTRO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PROJETO SALAS VERDES

Accessibility